SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 special issueChanges in visual size perception in schizophrenia and depressionDiscrimination of vehicle speeds by stationary observers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

FERNANDES, Ana Mércia et al. Como mulheres avaliam expressões faciais de alegria e dor?. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.spe, pp. 154-169. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30256.

A expressão facial de dor pode provocar diferentes reações comportamentais. Todavia, ainda não está claro se a face de dor evoca respostas motoras mais lentas ou mais rápidas, quando comparada à expressão com valência positiva, e sua interação com o sexo da pessoa que demonstra a expressão facial. O objetivo desse trabalho foi avaliar o padrão de resposta motora de mulheres em uma tarefa de reconhecimento de expressões faciais de alegria e dor em faces femininas e masculinas. Na tarefa experimental, 32 estudantes classificaram emoções faciais dinâmicas de homens e mulheres entre as opções de alegria e dor, sendo registradas as respostas de tempo de reação manual (TRM). A ANOVA indicou uma diferença entre faces masculinas e femininas apenas para a identificação da dor (p = 0,001), mas não da alegria (p = 0,064). Neste caso, a dor foi reconhecida mais rapidamente na face masculina (TRM = 625,1 ms) que na face feminina (TRM = 668,0 ms). Considera-se que este padrão de resposta motora pode estar relacionado à detecção de situações potencialmente ameaçadoras no ambiente, com possibilidade de ser estudado em pessoas com dor crônica.

Keywords : Expressão facial; Dor; Tempo de reação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License