SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialCambios en la percepción del tamaño en la esquizofrenia y la depressiónDiscriminação de velocidades de veículos por observadores parados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

FERNANDES, Ana Mércia et al. Como mulheres avaliam expressões faciais de alegria e dor?. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.spe, pp. 154-169. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30256.

A expressão facial de dor pode provocar diferentes reações comportamentais. Todavia, ainda não está claro se a face de dor evoca respostas motoras mais lentas ou mais rápidas, quando comparada à expressão com valência positiva, e sua interação com o sexo da pessoa que demonstra a expressão facial. O objetivo desse trabalho foi avaliar o padrão de resposta motora de mulheres em uma tarefa de reconhecimento de expressões faciais de alegria e dor em faces femininas e masculinas. Na tarefa experimental, 32 estudantes classificaram emoções faciais dinâmicas de homens e mulheres entre as opções de alegria e dor, sendo registradas as respostas de tempo de reação manual (TRM). A ANOVA indicou uma diferença entre faces masculinas e femininas apenas para a identificação da dor (p = 0,001), mas não da alegria (p = 0,064). Neste caso, a dor foi reconhecida mais rapidamente na face masculina (TRM = 625,1 ms) que na face feminina (TRM = 668,0 ms). Considera-se que este padrão de resposta motora pode estar relacionado à detecção de situações potencialmente ameaçadoras no ambiente, com possibilidade de ser estudado em pessoas com dor crônica.

Palabras clave : Expressão facial; Dor; Tempo de reação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License