SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialDiscriminação de velocidades de veículos por observadores paradosEfeito do sistema de economias de fichas sobre o comportamento cooperativo em crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SILVA, Luciana Rodrigues da et al. Efeito da carga de memória operacional na tarefa n-back tátil. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.spe, pp. 186-195. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30409.

O presente estudo investigou as características da memória de trabalho tátil por meio da Tarefa N-Back. Os participantes (n = 16), todos videntes, executaram a tarefa com cargas mnemônicas equivalentes a manutenção de uma, dois ou três letras na memória de trabalho (N-Back 1, N-Back 2 e N-Back 3). Foram analisadas a frequência de erros de comissão e a omissão em função da carga mnemônica. Os resultados apontam um aumento na frequência dos erros de omissão em função desse fator. As comissões não foram influenciadas significativamente pela carga da memória de trabalho. Em linhas gerais, nossos resultados sugerem que a tarefa N-Back tátil pode representar um método promissor para a avaliação da memória de trabalho em participantes videntes e não videntes.

Palavras-chave : Memória tátil; Memória operacional; Tarefa N-Back.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License