SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialEfeito da carga de memória operacional na tarefa n-back tátilInteligência fluida como preditora do desempenho acadêmico em língua portuguesa e matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

NAEGELI, Roberta Olivério; VAZ, Aline Melina; ANTONELLI-PONTI, Mayra  e  MONTICELLI, Patrícia Ferreira. Efeito do sistema de economias de fichas sobre o comportamento cooperativo em crianças. Psicol. pesq. [online]. 2020, vol.14, n.spe, pp. 196-220. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.30530.

O sistema de economia de fichas (SEF) foi usado em um jogo para avaliar seu efeito sobre a cooperação. Crianças de uma escola pública receberam fichas e optaram entre guardá-las ou doá-las anonimamente em uma urna; o número de fichas era triplicado e distribuído igualmente às crianças, que escolhiam, então, entre "comprar" itens ou economizar. O SEF teve efeito na cooperação: 60% das crianças adotaram mais a estratégia cooperativa do que a egoísta, ainda que os perfis individuais mostrem uma aparente exploração de estratégias diversas. O SEF mostrou-se uma alternativa viável e aponta caminhos para aplicação em contextos escolares.

Palavras-chave : Altruísmo; Aprendizagem Cooperativa; Comportamento social; Psicologia Evolucionista; Teoria dos jogos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License