SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Correlação entre sintomas de autismo em crianças e traços de personalidade em pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

TRINDADE, Thaís de Oliveira  e  PESSOA, Luciana Fontes. Crenças de professores e pais sobre o desenvolvimento da criança durante a pré-escola. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.1, pp. 1-20. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.V15.27591.

Este estudo objetivou investigar e comparar as crenças de pais, mães e professoras sobre o desenvolvimento da criança de quatro a cinco anos de pré-escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro. Participaram deste estudo dois pais e 14 mães; 15 professoras da rede particular de ensino do Rio de Janeiro e; um pai, 13 mães e 16 professoras da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Para coletar os dados, utilizou-se uma entrevista semiaberta respondida individualmente por pais, mães e professoras. Para interpretá-los, a análise de conteúdo. Os resultados indicaram maior valorização ao desenvolvimento cognitivo feita pelos pais dos dois grupos, todavia os professores de ambos os grupos apresentaram maior valorização do desenvolvimento social das crianças dessa idade.

Palavras-chave : Pré-escola; Pais; Professores; Crenças; Desenvolvimento Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License