SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Teacher and parent's beliefs about child development during preschoolPropulsors of professional development from workers of different levels of schooling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

PONDE, Milena Pereira; OLIVEIRA, Sabrina Calmon; MERELLES, Saulo Leal  and  SIQUARA, Gustavo Marcelino. Correlação entre sintomas de autismo em crianças e traços de personalidade em pais. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.1, pp. 1-14. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.29385.

Os pais de crianças com transtorno do espectro do autismo podem ter maior probabilidade de ter um transtorno mental, devido a razões genéticas e ambientais. Estudo transversal envolvendo 161 crianças, 161 mães e 108 pais. O diagnóstico seguiu os critérios estabelecidos no DSM - 5. A gravidade dos sintomas foi avaliada usando a Escala de Classificação do Autismo na Infância. O Inventário Fatorial de Personalidade foi utilizado para avaliar os traços de personalidade dos pais. Várias correlações foram encontradas entre traços de personalidade de mães e pais e sintomas de crianças. Em ambos os pais, os traços de personalidade associados a maior intransigência / menor flexibilidade e menos habilidades sociais foram os associados a sintomas mais graves de autismo nas crianças.

Keywords : TEA; Pais; Traços de Personalidade; TDAH; Hiperatividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License