SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Crenças de professores e pais sobre o desenvolvimento da criança durante a pré-escolaPropulsores do desenvolvimento profissional em trabalhadores de diferentes graus de escolaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

PONDE, Milena Pereira; OLIVEIRA, Sabrina Calmon; MERELLES, Saulo Leal  e  SIQUARA, Gustavo Marcelino. Correlação entre sintomas de autismo em crianças e traços de personalidade em pais. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.1, pp. 1-14. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.29385.

Os pais de crianças com transtorno do espectro do autismo podem ter maior probabilidade de ter um transtorno mental, devido a razões genéticas e ambientais. Estudo transversal envolvendo 161 crianças, 161 mães e 108 pais. O diagnóstico seguiu os critérios estabelecidos no DSM - 5. A gravidade dos sintomas foi avaliada usando a Escala de Classificação do Autismo na Infância. O Inventário Fatorial de Personalidade foi utilizado para avaliar os traços de personalidade dos pais. Várias correlações foram encontradas entre traços de personalidade de mães e pais e sintomas de crianças. Em ambos os pais, os traços de personalidade associados a maior intransigência / menor flexibilidade e menos habilidades sociais foram os associados a sintomas mais graves de autismo nas crianças.

Palavras-chave : TEA; Pais; Traços de Personalidade; TDAH; Hiperatividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License