SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Correlação entre sintomas de autismo em crianças e traços de personalidade em paisFenomenologia da percepção: fundamentos teóricos e cenários de investigação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

FERNANDES, Helenita de Araujo  e  MOURAO, Luciana. Propulsores do desenvolvimento profissional em trabalhadores de diferentes graus de escolaridade. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.1, pp. 1-22. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.V15.26294.

O processo de desenvolvimento profissional ocorre de formas distintas para as pessoas. Esta pesquisa objetivou comparar as percepções de tal desenvolvimento e de seus propulsores em trabalhadores com e sem pós-graduação. A pesquisa com 388 trabalhadores de diferentes ocupações e profissões (75,7% mulheres, idade média de 43,7 anos) usou escala de escolha forçada, para priorização dos elementos que influenciam o desenvolvimento profissional. Também foram utilizadas vinhetas âncoras para ajuste das respostas à escala de julgamento. Os resultados indicaram mais similitudes do que diferenças nos propulsores do desenvolvimento profissional dos participantes com e sem pós-graduação, mas há alguns propulsores distintos entre eles. Os achados podem contribuir para a avaliação e a tomada de decisões de carreira de diferentes trabalhadores.

Palavras-chave : Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem; Carreira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License