SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Propulsors of professional development from workers of different levels of schoolingMusic as a therapeutic agent in the treatment of Alzheimer's disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

VERISSIMO, Danilo Saretta. Fenomenologia da percepção: fundamentos teóricos e cenários de investigação. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.1, pp. 1-18. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.V15.29674.

Tratamos, no presente artigo, de fundamentos teóricos da fenomenologia da percepção, bem como de alguns dos seus desdobramentos temáticos, principalmente os dirigidos ao que chamamos de ética da percepção. Entre os pontos discutidos no texto, destacam-se: a análise, a partir da descrição fenomenológica da percepção, do perspectivismo perceptual, que mantém preservada a transcendência do percebido; o exame dos sistemas de referência envolvidos na experiência perceptiva; a conscientização do papel do corpo no campo fenomenal, com o reconhecimento da imbricação entre percepção e movimento, e da dimensão plástica da experiência sensível e; o caráter social da percepção. Tais elementos permitem que se investigue a relação entre a vida sensível e a instituição de novas dimensões de existência, eixo para a problematização de um ethos da percepção.

Keywords : Fenomenologia; Percepção; Atenção; Corpo; Ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License