SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A música como agente terapêutico no tratamento da Doença de AlzheimerLesbianidade e feminilidade(s) na visão do Teste de Apercepção Temática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

BAIAO, Darli Chahine  e  MELO, Cynthia de Freitas. Programa Mais Médicos: a radiografia de seus entraves e potencialidades. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.1, pp. 1-22. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.29399.

O Programa Mais Médicos foi criado para amenizar a falta de médicos no país e é alvo de opiniões divergentes, necessitando de análise. Objetivou-se avaliar o programa a partir das atitudes dos médicos e criar um instrumento psicometricamente válido. Trata-se de uma pesquisa multimétodo, em duas fases. Na primeira, realizaram-se entrevistas com 10 médicos, utilizando roteiros semiestruturados, com dados compreendidos por análise de conteúdo. Na segunda, contou-se com uma amostra não probabilística nacional composta por 377 médicos que responderam à escala construída, com dados analisados por meio de estatística descritiva e multivariada. Os resultados identificaram que a eficácia geral do programa é positiva. Avaliou-se positivamente a gestão municipal, bolsa e benefícios, o processo de implementação e a participação dos médicos estrangeiros; e negativamente o treinamento e as condições de trabalho. Conclui-se a necessidade de revisão dos entraves na operacionalização do programa.

Palavras-chave : Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Médicos; Acesso aos Serviços de Saúde; Medidas de Atitude.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License