SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Programa Mais Médicos: a radiografia de seus entraves e potencialidadesAlém do cristianismo: Sobre a função religiosa no pensamento de C. G. Jung índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

INABA, Clara Maki  e  MIGUEL, Fabiano Koich. Lesbianidade e feminilidade(s) na visão do Teste de Apercepção Temática. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.1, pp. 1-25. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.29218.

Esta pesquisa objetivou analisar a autopercepção de mulheres lésbicas sobre sua feminilidade, ressaltando as dissonâncias entre mulheres lésbicas e heterossexuais. O instrumento utilizado foi o Teste de Apercepção Temática segundo o sistema morvaliano. Participaram 40 mulheres, entre 25 e 35 anos, metade se identificando como lésbica e a outra metade, como heterossexual. As categorias cujas diferenças de médias resultaram significativas foram Casal, Divertimento, Idealização do Herói, Excitação, Autonomia Antissocial, Dupla, Nutrição Exercida e Conformismo. Pode-se considerar que não haveria uma feminilidade "típica" que diferencie mulheres lésbicas e heterossexuais, uma vez que a feminilidade aparenta provir de vivências subjetivas.

Palavras-chave : Lesbianidade; Feminilidade; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License