SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Lesbianidade e feminilidade(s) na visão do Teste de Apercepção TemáticaRelações familiares e cognições disfuncionais de adolescentes: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

GEWEHR, Rodrigo Barros. Além do cristianismo: Sobre a função religiosa no pensamento de C. G. Jung. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.1, pp. 1-23. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.29482.

Os paralelos entre fenômeno religioso e funcionamento psíquico são uma constante no pensamento junguiano. Por meio deste problema, Jung aborda questões estruturais em sua teoria, tais como a tendência à unilateralidade da atividade consciente; o caráter compensatório e autorregulador da psique, resultante dessa tendência; a distinção entre confissão religiosa e religiosidade. Essas questões operam no sentido de salientar o lugar central ocupado pela função religiosa na estrutura psíquica, lugar que não se confunde, todavia, com uma adesão a dogmas religiosos. Tendo como ponto de partida o Livro vermelho, a crítica de Jung ao cristianismo nos orientará ao longo deste ensaio sobre a função da religião na vida psíquica. Duas conclusões emergem desta reflexão: a perspectiva psicológica adotada por Jung para a análise dos fenômenos religiosos, e o uso destes para demonstrar a tese da autonomia dos fatos psíquicos.

Palavras-chave : Carl Gustav Jung; Autonomia psíquica; Função religiosa; Cristianismo; Livro Vermelho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License