SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Family relations and adolescents dysfunctional cognitions: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

ALBUQUERQUE, Jéssica Andrade de  and  AQUINO, Fabíola de Sousa Braz. Psicologia escolar e relação família-escola: um estudo sobre concepções profissionais. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.1, pp. 1-22. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.29033.

O presente estudo discute a relevância da atuação do psicólogo escolar na mediação da relação entre escola e família. Trata-se de uma pesquisa de campo que investigou as concepções de psicólogos escolares sobre a relação família-escola. Verificou-se também como a família e o psicólogo estão presentes nas formulações de documentos oficiais de escolas públicas, a partir de uma análise documental. Participaram do estudo cinco psicólogos escolares de instituições públicas. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas cujos áudios foram gravados e transcritos. A análise dos resultados, que seguiu as diretrizes apresentadas em Bardin, revelou pouca clareza dos psicólogos sobre as ações que podem desempenhar na relação família-escola. Além disso, a análise documental indicou a integração escola/comunidade como um dos objetivos principais das instituições. Sugerem-se ações como o planejamento de reuniões, o esclarecimento das funções do psicólogo, da escola e da família, e a desmistificação de concepções estereotipadas sobre as famílias como possibilidades de facilitar o estreitamento da relação entre família e escola.

Keywords : Escola; Família; Psicologia escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License