SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Desenvolvimento comunitário e participação: organização de consenso e hegemonia burguesa no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

NUNES, Laísy de Lima  e  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. "Por que meu bebê age assim?: ": estudo sobre concepções parentais. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.2, pp. 1-21. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.30709.

Este artigo analisou concepções parentais sobre as características infantis que mais chamam a atenção dos pais, aquelas com as quais eles têm mais dificuldades de lidar e os fatores aos quais essas características são atribuídas. Participaram 20 casais, entrevistados aos 3, 6, 9 e 12 meses dos bebês. Os dados foram analisados qualitativamente. As habilidades socioemocionais foram as características que mais chamaram a atenção. Como principais dificuldades, as mães mencionaram lidar com a teimosia infantil e os pais referiram dificuldades em lidar com o choro dos bebês. Entre os fatores aos quais essas características são atribuídas, foram citados aspectos biológicos e ambientais. Conhecer as concepções parentais sobre desenvolvimento contribui na fundamentação de programas de orientação para profissionais e pais em diferentes áreas.

Palavras-chave : Desenvolvimento Infantil; Parentalidade; Concepções.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License