SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2"¿Por qué mi bebé actúa así?: ": estudio sobre las concepciones de los padresViolencia sexual infanto-juvenil en procedimientos penales: una investigación documental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

BAIMA, Larissa Soares  y  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Desenvolvimento comunitário e participação: organização de consenso e hegemonia burguesa no Brasil. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.2, pp. 1-23. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.30255.

Este texto busca realizar uma avaliação teórica da possível funcionalidade de um modelo de trabalho comunitário em Psicologia para a construção de uma forma passiva de consenso dentro do conjunto de transformações ocorridas no Brasil durante os recentes governos do Partido dos Trabalhadores. Esse modelo é o do desenvolvimento comunitário, e o objeto da avaliação é a concepção de participação dele apreendida, abordada a partir das contribuições teóricas de Gramsci (1891-1937) sobre o Estado e sobre a noção de revolução passiva. Analisada a partir dessas chaves conceituais, tal concepção de participação parece não romper, em seus fundamentos, com a concepção de participação dos modelos aos quais o desenvolvimento comunitário se propõe como alternativa. E, em sua funcionalidade no conjunto de transformações operadas nos referidos governos, pode ter contribuído com a organização de formas de consenso passivo e, consequentemente, com a hegemonia de frações da classe burguesa no Brasil.

Palabras clave : Desenvolvimento comunitário; Psicologia comunitária; Participação; Revolução passiva; Sociedade civil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License