SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Instructional Website for Behavioral Management of Atopic DermatitisIntervention for mothers with postpartum depression: psychoeducation and training for emotion recognition protocols author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

LIMA, Daiane Márcia de; ROSA, Débora Cristina Joaquina; CORDEIRO, Silvia Nogueira  and  PERES, Rodrigo Sanches. O paciente em crise psiquiátrica no imaginário coletivo de profissionais de um serviço comunitário. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.2, pp. 1-22. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.30429.

A crise psiquiátrica constitui um importante desafio ao cuidado psicossocial, mas tem sido tematizada em poucas pesquisas empíricas nacionais. O presente estudo teve como objetivo compreender o imaginário coletivo de um grupo de profissionais de um CAPS acerca do paciente com transtorno mental em crise psiquiátrica. Trata-se de um estudo qualitativo, do qual participaram 10 profissionais lotados em um CAPS. A coleta de dados foi realizada individualmente mediante o emprego do Procedimento de Desenho-Estória com Tema. O corpus foi constituído pela transcrição das verbalizações dos participantes e, secundariamente, por seus desenhos. A análise de dados visou à formulação de interpretações voltadas à demarcação de campos de sentido. Em linhas gerais, observou-se que, de acordo com o imaginário coletivo dos participantes, o paciente em crise psiquiátrica é alguém que atravessa um estado de perturbação, bem como perturba sua própria família, a vizinhança e os profissionais de saúde.

Keywords : Saúde mental; Centro de Atenção Psicossocial; Imaginário coletivo; Profissionais; Intervenção na crise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License