SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O paciente em crise psiquiátrica no imaginário coletivo de profissionais de um serviço comunitárioEstudo psicométrico do Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência - 4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

RENNER, Anelise Meurer et al. Intervenção para mães com depressão pós-parto: protocolos de psicoeducação e treino para reconhecimento de emoção. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.2, pp. 1-19. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.30212.

A Depressão Pós-Parto Materna (DPP) é uma condição clínica que acarreta efeitos negativos na saúde da mãe, do bebê, e na relação entre ambos. Intervenções neste contexto devem ser adaptadas à realidade, a fim de diminuir os impactos no desenvolvimento infantil e na saúde materna. O objetivo deste estudo foi a construção de um protocolo de psicoeducação e a elaboração de um treinamento de reconhecimento de emoções. O método se constituiu de quatro etapas: revisão da literatura, proposta preliminar, análise de especialistas e estudo piloto. A psicoeducação foi guiada por sete cartilhas com temáticas típicas do desenvolvimento, e o treinamento de reconhecimento de emoções foi composto por um protocolo de atendimento para mães com DPP e seus bebês, com o objetivo de trabalhar questões relativas ao processamento de faces materno e viés atencional. Os resultados demonstraram que as duas propostas de protocolo de intervenção se mostraram de fácil compreensão para os sujeitos avaliados.

Palavras-chave : Depressão Pós-Parto; Intervenção; Psicoeducação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License