SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Intervenção para mães com depressão pós-parto: protocolos de psicoeducação e treino para reconhecimento de emoçãoNarcisismo e Melancolia em Psicologia das Massas e Análise do Eu: aproximações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SILVA, Fernanda Lopes da; CASSEPP-BORGES, Vicente  e  PAIVA, Maria Silvia Paolucci de. Estudo psicométrico do Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência - 4. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.2, pp. 1-25. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.30134.

O presente artigo relata um estudo sobre as influências que fatores socioculturais produzem na composição e na percepção da imagem corporal. O objetivo foi compreender as propriedades psicométricas do Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência (SATAQ-4). A escala foi aplicada em 390 participantes com idade média de 22,66 anos (DP= 4,68). O SATAQ-4 apresentou cinco fatores de influência sociocultural: três subescalas que avaliam pressões socioculturais e duas de internalização do padrão de beleza, tanto em análises exploratórias quanto confirmatórias. As diferenças encontradas entre sexos indicaram que as mulheres são mais influenciadas socioculturalmente e foi encontrada correlação entre magnitude da pressão sociocultural/internalização do padrão de beleza e autoestima. Os dados sugerem que o SATAQ-4 é um bom instrumento para avaliar as influências externas na imagem corporal.

Palavras-chave : Imagem corporal; Validade do teste; Análise fatorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License