SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Estudo psicométrico do Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência - 4Processo de produção de cuidado à crise em Rede de Atenção Psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

PEREIRA, Mateus Abreu  e  SOUZA, Mauricio Rodrigues de. Narcisismo e Melancolia em Psicologia das Massas e Análise do Eu: aproximações. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.2, pp. 1-20. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.29877.

Ao levar em conta a sua importância tanto metapsicológica quanto social, este artigo traça um itinerário das noções de narcisismo e melancolia no escopo de "Psicologia das Massas e Análise do Eu". Neste sentido, ao promover uma reconstituição do caminho que se inicia em "Introdução ao Narcisismo" e "Luto e Melancolia" até a reaparição desses conceitos no texto sobre a psicologia das massas, pretende lançar luz sobre os processos de idealização, identificação e introjeção que, de acordo com Freud, ladrilham uma continuidade entre sujeito e sociedade. Conclusivamente, aponta possíveis conexões entre a cisão do Eu, a servidão melancólica e as tentativas de reaver um narcisismo mediante a imersão nas massas hodiernas.

Palavras-chave : Narcisismo; Melancolia; Massas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License