SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Narcisismo y Melancolía en Psicología de las Masas y Análisis del Yo: aproximacionesFormación en Psicología y Políticas de Equidad: desafíos para actuar en el SUS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

CONSTANTINIDIS, Teresinha Cid et al. Processo de produção de cuidado à crise em Rede de Atenção Psicossocial. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.2, pp. 1-28. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.29302.

O objetivo deste estudo é compreender o processo de produção de cuidado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) a pessoas em situação de crise. A pesquisa foi realizada em serviços que compõem a RAPS de quatro municípios de Região Metropolitana da Região Sudeste e teve como participantes profissionais oriundos de CAPS II e III, de CAPS álcool e drogas, de CAPS infantojuvenil, de unidade de curta permanência, de pronto socorro e de Unidade Básica de Saúde. Para a coleta de dados, foi utilizado o grupo focal e a análise dos dados se deu por análise de conteúdo. Este trabalho evidenciou a centralidade do hospital e a associação direta e protocolar da crise à internação psiquiátrica. A hegemonia médica e a dificuldade das equipes da atenção básica em lidar com as questões da saúde mental da população são pontos discutidos neste estudo.

Palabras clave : Saúde Mental; Atenção à crise; Intervenção em crise; Níveis dos cuidados de saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License