SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Processo de produção de cuidado à crise em Rede de Atenção PsicossocialNeocolonização e violência: cirandando uma rede de saberes emancipatórios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

MACEDO, João Paulo; SILVA, Brisana Índio do Brasil de Macedo  e  DIMENSTEIN, Magda. Formação em Psicologia e Políticas de Equidade: desafios para atuar no SUS. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.2, pp. 1-24. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.30067.

Na comemoração dos 30, anos do SUS esse artigo analisa a formação em Psicologia para saúde pública, com foco nas políticas de promoção de equidade. Trata-se de um estudo documental realizado com 21 Projetos Pedagógicos de Cursos de Psicologia no Brasil, que abordam temáticas relacionadas à saúde pública em interface com os estudos de relação de gênero e étnico-raciais. Foram identificadas 111 ementas de disciplinas com discussões sobre saúde pública. Todavia, apenas 7 apresentam interface com relações de gênero e étnico-raciais, que versam sobre: antropologia da saúde em relação ao processo saúde-doença-cuidado; marcadores de gênero, sexualidade, etnia, raça e geracionalidade no debate sobre a determinação social e promoção da equidade e; atenção à saúde dos povos indígenas. Logo, o fortalecimento desse debate é de suma importância para sustentação de um projeto de formação crítica e reflexiva na Psicologia diante do cenário de recrudescimento do projeto conservador para o país.

Palavras-chave : Psicologia; Saúde pública; Equidade em saúde; Estudos de gênero; Relações étnico-raciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License