SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Formação em Psicologia e Políticas de Equidade: desafios para atuar no SUS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

LIMA, Alexandre Bonetti  e  CEDENO, Alejandra Astrid León. Neocolonização e violência: cirandando uma rede de saberes emancipatórios. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.2, pp. 1-19. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.29538.

A partir de autores decolonialistas, este ensaio busca traçar reflexões teórico-conceituais sobre as ligações entre neocolonialismo e violência no Brasil. Sinalizamos a presença de sociabilidades marcadas pela violência e naturalizadas como efeito de matrizes históricas oriundas do processo de colonização e do pensamento eurocêntrico, os quais permanecem materializados no quadro social do país. Como dizia Mignolo (2010), a colonialidade é o lado não visível da modernidade, embora crucial para seu desenvolvimento e reprodução. Desde essa observação, o ensaio se orienta no sentido de apresentar diferentes possibilidades de experiências e formas de conhecimento que abrigam e iluminam uma rica diversidade de epistemologias, saberes e práxis invisibilizados e desperdiçados por um sistema-mundo excludente. O artigo procura, então, mostrar que, em meio à violência do cenário neocolonial que nos enreda, se articula uma diversidade de saberes e fazeres potentes, críticos e criativos que potencialmente propiciam a criação de uma rede das epistemologias do sul de modo a desenvolver o que Mignolo (2010) define como uma gramática da não colonialidade.

Palavras-chave : Violência; Colonialidade; Decolonialismo; Subjetividade; Cirandar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License