SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Poverty and homeless people: a systematic reviewVirtual Era Psychology (3rd generation): Validation of the Instagram Attitude Scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

MACHADO, Jéssica Costa; ZAPPE, Jana Gonçalves  and  DIAS, Ana Cristina Garcia. Trajetórias Escolares de Adolescentes em Conflito com a Lei: Revisão da Literatura. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.3, pp. 1-20. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.26487.

Este estudo investigou as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei antes, durante e depois da intervenção do sistema de justiça juvenil. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, considerando artigos publicados nas bases Eric, Lilacs, Pepsic, PsycInfo e Scielo no período de 2013 a 2018. Os estudos evidenciaram que a trajetória escolar dos adolescentes que cometem atos infracionais é marcada por dificuldades de vinculação com a escola, repetência, defasagem idade/série, indisciplina e abandono escolar. Durante a intervenção do sistema de justiça juvenil, a escolarização e a profissionalização envolveram a oferta de atenção individualizada e investimento na relação entre educadores e adolescentes. Após a intervenção, os estudos demonstraram que os adolescentes construíram projetos de vida relacionados à educação e à profissionalização.

Keywords : Escola; Delinquência Juvenil; Adolescente em Conflito com a Lei.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License