SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Psicologiada Era Virtual (3ª geração): Validação da Escala de Atitudes Perante o InstagramO efeito restaurador do ambiente natural em pessoas com deficiência: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SILVA, Juliany Gonçalves Guimarães  e  SEIDL, Eliane Maria Fleury. Mitos, crenças e atitudes sobre suicídio: visão de profissionais de segurança. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.3, pp. 1-24. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.31097.

O objetivo foi identificar percepções sobre o suicídio de profissionais militares (N=464) que atendem urgências de vítimas de Tentativa de Autoextermínio. Foram utilizados a Escala de Mitos, Crenças e Atitudes sobre Suicídio (EMCAS), Questionário Psicossocial de Valores e questionário sociodemográfico. Os resultados apontaram, na EMCAS, que os participantes tinham algum nível de conhecimento sobre essa temática com base em evidências científicas. Dois fatores da escala de valores pessoais foram preditores de mitos e crenças sobre o suicídio: hedonismo/materialismo predisse negativamente, e bem-estar social foi preditor positivo. Os resultados podem contribuir para um melhor atendimento de pessoas que atentam contra a própria vida.

Palavras-chave : Suicídio; Mitos e crenças; Profissionais militares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License