SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Mitos, creencias y actitudes sobre el suicidio: opiniones de los profesionales de seguridadDesejo, Vontade, nada: de Schopenhauer a Freud, Freud com Schopenhauer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

SANTANA, Susana de Oliveira  y  DELABRIDA, Zenith Nara Costa. O efeito restaurador do ambiente natural em pessoas com deficiência: uma revisão sistemática. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.3, pp. 1-19. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.30952.

Há, na literatura, resultados consistentes sobre o efeito positivo dos ambientes restauradores na recuperação de processos psicofisiológicos de estresse e fadiga da atenção. Destaca-se, no entanto, a necessidade de pesquisas envolvendo grupos específicos da população. Este estudo desenvolveu uma revisão sistemática para identificar os principais achados sobre o efeito dos ambientes restauradores em pessoas com deficiência. Foi verificada a escassez de publicações e a falta de pesquisas em países em desenvolvimento. Alguns estudos apresentaram a ocorrência do fenômeno da restauração em pessoas com deficiência. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas experimentais incluindo outros sentidos, como a audição e o tato.

Palabras clave : Ambientes restauradores; Pessoas com deficiência; Revisão Sistemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License