SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3CBCL/6-18 y TRF/6-18: contribuciones al proceso psicodiagnósticoTransgeneracionalidad y violencia: un estudio con mujeres víctimas de relaciones conyugales violentas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

OLIVEIRA, Letícia Francisco de et al. Interação entre polaridades afetivas e espaciais: preferências no futebol e compatibilidade estímulo-resposta. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.3, pp. 1-17. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.32479.

A valência afetiva de estímulos visuais provoca reações de aproximação e afastamento para estímulos positivos e negativos, respectivamente. Na tarefa de Simon, o tempo de reação é menor quando o estímulo e a resposta estão do mesmo lado (condição correspondente) do que quando estão em lados opostos (condição não-correspondente). A diferença entre os tempos de reação é o efeito Simon. Neste trabalho, foi investigado como as valências afetivas dos times Preferido e Rival influenciam o efeito Simon. Os resultados mostraram um maior efeito Simon para o time Preferido, indicando que a valência positiva do Preferido facilita a resposta correspondente.

Palabras clave : Emoção; Time de futebol; Tempo de reação; Valência afetiva; Efeito Simon.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License