SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Transgenerationality and violence: a study with women victims of violent marital relationshipsRoutine and Stress in Caregivers of Children with ADHD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

BRITO, Eduardo José Esteves  and  PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco. Corpo, mente e self: uma articulação teórica com foco na regulação emocional. Psicol. pesq. [online]. 2021, vol.15, n.3, pp. 1-24. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2021.v15.31043.

Tradicionalmente, a regulação emocional é compreendida pela definição de mente separada do corpo. Propomos realizar uma discussão, em uma perspectiva histórico-conceitual, que identifique os modelos Top-down e Bottom-up, a fim de explicitar uma visão crítica e indicar uma proposta teórica de articulação corpo/mente/self com foco na Regulação Emocional. Implementando uma revisão narrativa da literatura, com base em textos clássicos e em estudos atuais, ao destacar o modelo Bottom-up, mente e Self podem ser conectados ao corpo e as sensações corporais consideradas integrantes dos processos regulatórios. Encontramos: a persistência do problema mente-corpo; a necessidade de repensar as ideias sobre mente, Self e emoções, relacionando-os ao corpo e ao ambiente; além da necessidade de continuar a implementar análises críticas sobre os modelos Top-down e Bottom-up. Concluímos destacando a construção de um modelo integrativo entre corpo, mente e Self para a definição da Regulação Emocional.

Keywords : Mente; Regulação emocional; Corpo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License