SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Una propuesta metodológica para el análisis del discurso basada en la hermenéutica de Paul RicoeurDeconstruyendo polarizaciones sobre internet: entrecruzamientos entre universos en línea y fuera de línea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

NUNES, Maíra Meira  y  SERBENA, Carlos Augusto. Esquizofrenia infantil como autoproteção psíquica - concepção da psicologia analítica. Psicol. pesq. [online]. 2022, vol.16, n.1, pp. 1-24. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.30385.

A esquizofrenia infantil é considerada um processo psicopatológico de incidência rara cujas repercussões tendem a culminar em comprometimentos no desenvolvimento de funções simbólicas psíquicas, embora haja a preservação da cognição e dos afetos. Na psicologia analítica, o sintoma é compreendido como organizador e, muitas vezes, compensador de situações psíquicas em prol de sua preservação em relação a uma situação experienciada como ameaçadora. Nessa direção, o objetivo desse trabalho consistiu em compreender, a partir da psicologia analítica, o sentido da emergência da esquizofrenia na infância, abordando o papel dos afetos e a dinâmica psíquica. O método adotado foi o da revisão de literatura narrativa e a análise conceitual da noção de esquizofrenia infantil. Concluiu-se que, na esquizofrenia infantil, a cisão psíquica surge como uma forma de autoproteção a partir de situações que se configuram como traumáticas, visando a preservação do núcleo essencial da personalidade.

Palabras clave : Esquizofrenia infantil; Psicologia analítica; Trauma; Autoproteção; Afeto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License