SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Esquizofrenia infantil como autoprotección psíquica - concepción de la Psicología analítica¿Se aprende a ser padre?: La participación de hombres en grupos de mujeres embarazadas y parejas embarazadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

HASKY, Flávia  y  FORTES, Isabel. Desconstruindo polarizações acerca da internet: entrelaçamentos entre os universos online e off-line. Psicol. pesq. [online]. 2022, vol.16, n.1, pp. 1-21. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.32787.

O presente artigo insere-se no campo de estudos sobre internet e subjetividades contemporâneas e dedica-se à problematização das relações entre os universos online e off-line. Através da argumentação de diversos autores, assim como de exemplos extraídos da cultura digital atual buscaremos sustentar a visão de que "os mundos" real e virtual são distintos, porém não opostos. Acreditamos que o entendimento de que há um entrelaçamento entre ambos, de que são registros permeáveis, em continuidade, que se modificam e se afetam mutuamente, pode contribuir para pensar o fenômeno da internet por um viés de desconstrução de polarizações ainda marcante nesse campo de estudos.

Palabras clave : Psicanálise; Internet; Realidade; Virtualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License