SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: uma revisão sistemática da literaturaA meditação histórica de Husserl a propósito das ciências naturais e do subjetivismo moderno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SANTOS, Gleice Kelly Nascimento et al. O medo da morte e do morrer em estudantes da saúde. Psicol. pesq. [online]. 2022, vol.16, n.1, pp. 1-20. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.30075.

A morte ainda causa aversão em alunos e profissionais da saúde e é enfrentada como fracasso desde a formação acadêmica. O estudo objetivou de forma geral, avaliar o medo da morte em estudantes da área da saúde. Aplicou-se um questionário sociodemográfico e a escala do medo da morte Collet-Lester em 366 estudantes de medicina, psicologia, enfermagem e fisioterapia. Os resultados indicaram que apenas o curso de medicina e fisioterapia apresentaram diferenças significativas nas subescalas referentes ao medo da morte, nas demais análises levantou-se hipóteses. Identificou-se que houve uma tendência dos estudantes de enfermagem apresentar maior medo em relação à própria morte e os de psicologia em medo do próprio processo de morrer. Concluiu-se que o medo da morte do outro surge como característica comum entre os estudantes dos quatro cursos, apontando diferenças no medo da morte entre os diferentes períodos dos cursos analisados.

Palavras-chave : Medo; Morte; Estudantes; Profissionais da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License