SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Racismo y ascenso social del negro en la democracia brasileñaRepresentaciones sociales de estudiantes de Psicología sobre la Terapia Cognitiva Conductual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

VARAS, Giuliana Violeta Vásquez  y  BORSA, Juliane Callegaro. Warren Miller e o Modelo T-D-I-B de tomada de decisões reprodutivas: Uma revisão teórica. Psicol. pesq. [online]. 2022, vol.16, n.1, pp. 1-22. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.31757.

O presente estudo teórico visa sistematizar os aspectos mais importantes do modelo Traço-Desejo-Intenções-Comportamentos (T-D-I-B) de Warren Miller, que explica as decisões reprodutivas. Organizamos as informações com base em quatro eixos temáticos: 1) Elementos biográficos de Warren Miller e suas primeiras produções científicas sobre comportamento reprodutivo; 2) Descrição do modelo T-D-I-B; 3) Definição do modelo diádico em que as estruturas motivacionais de dois parceiros interagem conforme a sequência de quatro etapas de cada indivíduo se desenvolve; 4) Exposição da evidência empírica do modelo T-D-I-B e estudos atuais realizados no Irã, Polônia, Brasil e Peru.

Palabras clave : Modelo T-D-I-B; Warren Miller; Comportamento Reprodutivo; Decisões Reprodutivas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License