SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Racismo e ascensão social do negro na democracia brasileiraRepresentações sociais de estudantes de Psicologia sobre Terapia Cognitivo-Comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

VARAS, Giuliana Violeta Vásquez  e  BORSA, Juliane Callegaro. Warren Miller e o Modelo T-D-I-B de tomada de decisões reprodutivas: Uma revisão teórica. Psicol. pesq. [online]. 2022, vol.16, n.1, pp. 1-22. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.31757.

O presente estudo teórico visa sistematizar os aspectos mais importantes do modelo Traço-Desejo-Intenções-Comportamentos (T-D-I-B) de Warren Miller, que explica as decisões reprodutivas. Organizamos as informações com base em quatro eixos temáticos: 1) Elementos biográficos de Warren Miller e suas primeiras produções científicas sobre comportamento reprodutivo; 2) Descrição do modelo T-D-I-B; 3) Definição do modelo diádico em que as estruturas motivacionais de dois parceiros interagem conforme a sequência de quatro etapas de cada indivíduo se desenvolve; 4) Exposição da evidência empírica do modelo T-D-I-B e estudos atuais realizados no Irã, Polônia, Brasil e Peru.

Palavras-chave : Modelo T-D-I-B; Warren Miller; Comportamento Reprodutivo; Decisões Reprodutivas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License