SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Profissionais de saúde e COVID-19: saúde mental e redes sociais significativasDepressão e intensidade de dor crônica em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

AZEVEDO, Mariana Ladeira de; BORTOLATTO, Mariana de Oliveira; BIZARRO, Lisiane  e  LOPES, Fernanda Machado. Terapias comportamentais e cognitivas: ondas do mesmo mar ou praias diferentes?. Psicol. pesq. [online]. 2022, vol.16, n.2, pp. 1-23. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.30871.

Este artigo teórico tem como objetivo discutir a pertinência da nomenclatura de ondas ou gerações de psicoterapias comportamentais e cognitivas com base no modelo teórico, no objetivo terapêutico e no método clínico de cada uma delas. Inicialmente, apresenta-se uma síntese da proposta de Steven Hayes. Depois, é realizada uma análise crítica com base nas particularidades e especificidades terapêuticas de cada abordagem, discutindo e argumentando se configuram praias diferentes. Por fim, conclui-se que a integração de diferentes abordagens na psicoterapia deve ser uma decisão técnica do psicólogo, considerando as aproximações e os distanciamentos teóricos que cada método possui.

Palavras-chave : Terapia cognitivo-comportamental; Terapia cognitiva; Terapia comportamental; Psicologia clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License