SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Depressão e intensidade de dor crônica em idososModelo Bioecológico e Psicologia Ambiental: revisão sistemática sobre adolescência e espaços urbanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

PORTES, João Rodrigo Maciel  e  VIEIRA, Mauro Luís. Percepção parental sobre o filho com autismo: as repercussões na adaptação familiar. Psicol. pesq. [online]. 2022, vol.16, n.2, pp. 1-23. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.32614.

Essa pesquisa teve como objetivo investigar a percepção parental sobre as repercussões do filho com autismo na adaptação familiar. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista em nove casais que estão vinculados a um serviço de atendimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e, posteriormente, empregou-se a análise de conteúdo de Bardin. As principais dificuldades estão relacionadas às características do TEA e às preocupações relacionadas a inclusão e ao preconceito. Por outro lado, o apoio social do cônjuge e da família extensa e o acesso aos serviços de saúde auxiliam no processo de adaptação familiar.

Palavras-chave : Autismo; Família; Parentalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License