SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Self-Compassion Scale - Short Form (SCS-SF): evidências iniciais de validade no BrasilRoda de conversa com adolescentes sobre suas vivências familiares com irmãos autistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

BRANCO, Paulo Coelho Castelo. As pesquisas clínicas coordenadas por Carl Rogers: apontamentos metodológicos e repercussões. Psicol. pesq. [online]. 2022, vol.16, n.2, pp. 1-24. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.31533.

Este artigo analisa os programas universitários de pesquisas em intervenções clínicas voltadas à mudança da personalidade, desenvolvidos por Rogers. No Brasil, esse legado científico é pouco difundido pela falta de tradução de suas obras metodológicas. Apresenta como ele estruturou o programa em Chicago e, depois, avaliou sua terapia com pessoas esquizofrênicas em Wisconsin. Reflete as repercussões disso na carreira e no pensamento de Rogers. Aponta que esse legado é desenvolvido fora do Brasil e inspirou algumas correntes comportamentais e cognitivistas. Porém, nacionalmente, predomina outro legado experiencial-relacional, que restringe a herança científica de Rogers. Considera alguns caminhos para ampliar pesquisas rogerianas.

Palavras-chave : Carl Rogers; Metodologia; Pesquisa Científica; Psicologia Clínica; Terapia Centrada No Cliente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License