SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2The clinical research coordinated by Carl Rogers: methodological considerations and repercussionsIntensive care psychologist performance with ventilator weaning patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

LEMOS, Emellyne Lima de Medeiros Dias; AGRIPINO-RAMOS, Cibele Shírley  and  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Roda de conversa com adolescentes sobre suas vivências familiares com irmãos autistas. Psicol. pesq. [online]. 2022, vol.16, n.2, pp. 1-24. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.31189.

O Transtorno do Espectro Autista afeta o desenvolvimento nos domínios sociocomunicativo e comportamental impactando as famílias de diferentes formas. Considerando a importância das relações fraternas no desenvolvimento, este estudo versa sobre a experiência com quatro adolescentes, irmãos de indivíduos autistas, diante da devolutiva de uma pesquisa. Por meio de uma roda de conversa, os dados foram analisados e discutidos com base no modelo bioecológico. Os jovens adolescentes demonstraram interesse nas respostas de seus pares, relataram se sentir representados com os resultados da pesquisa e elaboraram sugestões para outras famílias. Com isso, espera-se colaborar para a elaboração de ações e estudos sobre o tema.

Keywords : Autismo; Irmãos; Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License