SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4Alienação, separação e a travessia do fantasmaO acompanhamento terapêutico na perspectiva lacaniana: contribuições para uma clínica em construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Estudos Lacanianos

versão impressa ISSN 1983-0769

Resumo

SANABIO, Virginia L. Souto Maior. A (não) extração do objeto a na psicose: algumas notas sobre o Homem dos Lobos. Rev. Estud. Lacan. [online]. 2010, vol.3, n.4, pp. p-pp. ISSN 1983-0769.

Este trabalho se propõe a investigar o caso clínico freudiano conhecido como O Homem dos Lobos. O caso abre um campo vasto de discussão por apresentar um polimorfismo clínico; porém, nossa pesquisa se restringe à discussão da relação desse sujeito com o objeto pulsional que, na teoria lacaniana, é tratado pela noção de gozo, sob a forma de objeto a. Para o sujeito psicótico, não houve a extração do objeto a; o advento inicial de se tornar sujeito encontra-se em estado confuso, no lugar do Outro. Isto é, a distinção interior/exterior, dentro/fora, eu/outro, mostra-se esfumaçada. Para colocar em discussão esse tema, nosso trabalho se serve da topologia, da psicanálise e da fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty.

Palavras-chave : Psicanálise; Fenomenologia; Espelho; Objeto a; Olhar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License