SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Três perspectivas em psicoterapia infantil: existencial, não diretiva e Gestalt-terapiaAcordes do sofrimento humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

AGUIAR, Eloisa Nogueira. Psicoterapia e liberdade humana: uma discussão a partir de Ortega y Gasset. Contextos Clínic [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 88-96. ISSN 1983-3482.

Considerando que as questões que se apresentam à psicoterapia implicam a relação do homem com sua circunstancialidade, o artigo busca trazer à tona contribuições do pensamento do filósofo espanhol José Ortega y Gasset, que encontra como fato primário e fundamental a existência conjunta de um eu ou uma subjetividade e seu mundo. A vida, portanto, encontra-se inseparável dessas duas dimensões. O primado da vida humana, na fi losofia orteguiana, situa o homem em uma condição de liberdade e constante quefazer, dada sua carência de identidade apriorística. Essa carência traduz a concepção de homem como obra aberta - drama - que está a construir-se em uma infinda tarefa de fazer-se no encontro com a realidade. O ser do homem, como projeto de liberdade, realiza-se na relação com a circunstância, fecundando, com a sua consciência, o mundo de sentido. Cabe ao homem, então, uma conduta operante, respondente e responsável: é o exercício da liberdade. Essa concepção aponta para um papel ativo do cliente em situação terapêutica, tornando-se esta um convite à refl exão do quefazer vital e suas alterações, com vistas a uma existência mais autêntica. A proposta de Ortega y Gasset é que seja instaurado um modelo de razão ou de compreensão que pense a vida como uma trajetória com razões constantes de escolhas, fundadas no comprometimento com a liberdade individual e a singularidade de cada um.

Palavras-chave : psicoterapia; liberdade; Ortega y Gasset.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License