SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2The chords of human sufferingAdolescent victims of sexual exploitation: a multiple case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

FERRARI, Andrea Gabriela  and  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Tornar-se mãe e prematuridade: considerações sobre a constituição da maternidade no contexto do nascimento de um bebê com muito baixo peso. Contextos Clínic [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 106-112. ISSN 1983-3482.

Este artigo tem como objetivo discutir o processo de estabelecimento da relação da mãe com seu bebê prematuro, principalmente aqueles que nascem com muito baixo peso. O interesse pelo tema teve origem na experiência clínica das autoras, tanto no âmbito hospitalar, em Unidades de Internação Intensiva Neonatal, quanto na psicoterapia com crianças em idade pré-escolar que nasceram pré-termo e com muito baixo peso. Para essa discussão, é trilhado um breve percurso teórico sobre o processo de tornar-se mãe, o fator potencialmente traumático do parto, especialmente o prematuro, e a importância do movimento transitivista que a mãe coloca na relação com o bebê na tentativa de empreender o movimento constitutivo dele como sujeito. Esse movimento é ilustrado através de um caso clínico relatado a partir da experiência de atendimento de mães e bebê internados em UTI Neonatal.

Keywords : prematuridade; relação mãe-bebê; transitivismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License