SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Tornar-se mãe e prematuridade: considerações sobre a constituição da maternidade no contexto do nascimento de um bebê com muito baixo pesoPromoção do desenvolvimento psicológico no envelhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CERQUEIRA-SANTOS, Elder; REZENDE, Nelma  e  CORREA, Priscilla. Adolescentes vítimas de exploração sexual: um estudo de casos múltiplos. Contextos Clínic [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 113-123. ISSN 1983-3482.

A exploração sexual de crianças e adolescentes vem sendo investigada como um fenômeno de caráter social, com consequências no ajustamento psicológico das vítimas e das famílias envolvidas. A situação de exploração configura-se como uma ampla situação de risco e alta vulnerabilidade. Este trabalho teve como objetivo investigar a história de vida de vítimas de exploração sexual identificando possíveis fatores de risco e proteção junto às adolescentes, a partir de um estudo de casos múltiplos com vítimas de exploração em atendimento psicológico. As participantes foram três adolescentes meninas abusadas sexualmente, residentes na região nordeste do Brasil. Os resultados destacam aspectos diferenciados no histórico de exploração, especialmente pelo tipo de exploração vivenciado: turismo sexual e exploração familiar. Todas demonstram grande dificuldade de vinculação ao atendimento especializado e uma relação contraditória típica da exploração sexual, a qual gera dependência e sofrimento. Discute-se a relação entre atendimento, vitimização e culpa como processo de afastamento das vítimas do serviço especializado e uma dificuldade em planejar tratamento continuado.

Palavras-chave : exploração sexual; adolescência; sexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License