SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Adolescentes vítimas de exploração sexual: um estudo de casos múltiplosA heterogeneidade do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): uma revisão seletiva da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

FONSECA, António M. Promoção do desenvolvimento psicológico no envelhecimento. Contextos Clínic [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 124-131. ISSN 1983-3482.

O objetivo deste texto é apresentar as principais bases teóricas e empíricas no âmbito da promoção do desenvolvimento psicológico em pessoas idosas. A orientação da psicologia do desenvolvimento para a população idosa deve-se ao interesse partilhado por um número crescente de psicólogos no uso de abordagens desenvolvimentais do comportamento humano. Através delas tem sido possível entender melhor a plasticidade do processo de envelhecimento e a importância das relações entre os indivíduos e os seus contextos de referência para a compreensão da diversidade no decurso do desenvolvimento humano, na segunda metade da vida. A emergência de uma perspectiva desenvolvimental aplicada ao indivíduo idoso fez-se acompanhar do aparecimento de intervenções simultaneamente dirigidas ao próprio indivíduo e aos contextos comunitários a que ele pertence, tendo como elemento comum a preocupação com o respectivo desenvolvimento. As bases conceituais e empíricas mais importantes subjacentes à promoção do desenvolvimento psicológico no envelhecimento são apresentadas neste artigo, discutindo-se igualmente as implicações desta perspectiva para o desenho de programas de intervenção e para a ciência desenvolvimental, realçando a sua pertinência para a compreensão e promoção da vida das pessoas idosas.

Palavras-chave : desenvolvimento; envelhecimento; intervenção psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License