SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2The promotion of psychological development in the aging processTranslation, adaptation and exploration of psychometric properties of "Dutch Work Addiction Scale" (DUWAS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

COUTO, Letícia de Studinski Ramos Brito; RODRIGUES, Lidiane; VIVAN, Analise de Souza  and  KRISTENSEN, Christian Haag. A heterogeneidade do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): uma revisão seletiva da literatura. Contextos Clínic [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 132-140. ISSN 1983-3482.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um dos transtornos mentais mais prevalentes. No entanto, há ainda a falta de reconhecimento dos sintomas característicos, e isso pode levar ao atraso no diagnóstico e no tratamento. Não obstante, a variabilidade na expressão clínica e a diversidade dos sintomas são fatores complicadores no momento do diagnóstico. Atualmente, este é feito com base nos manuais de classificação diagnóstica DSM-IV e CID-10 que descrevem o transtorno como uma entidade única. Contudo, o TOC é muitas vezes subdiagnosticado por ser um transtorno heterogêneo do ponto de vista clínico e pelos fatores etiológicos e de resposta ao tratamento. As comorbidades tornam o diagnóstico ainda mais complexo. Assim, o diagnóstico diferencial acurado é de suma importância. Desse modo, este artigo revisa a literatura científica sobre as diversas manifestações clínicas do transtorno, as comorbidades que dificultam o diagnóstico e os sintomas incomuns do TOC.

Keywords : Transtorno Obsessivo-Compulsivo; psicopatologia; diagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License