SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2A heterogeneidade do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): uma revisão seletiva da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

CARLOTTO, Mary Sandra  y  MIRALLES, Mario Del Líbano. Tradução, adaptação e exploração de propriedades psicométricas da Escala de Adição ao Trabalho Dutch Work Addiction Scale (DUWAS). Contextos Clínic [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 141-150. ISSN 1983-3482.

A Dutch Work Addiction Scale (DUWAS) avalia a adição ao trabalho a partir de um modelo teórico de duas dimensões: Trabalho Excessivo e Trabalho Compulsivo. Este artigo analisa a validade fatorial e consistência interna da escala nas suas duas versões (original e reduzida). O estudo contempla uma amostra multifuncional, composta de 324 trabalhadores de Porto Alegre e Região Metropolitana (RS). Os dados foram submetidos à Análise Fatorial Confirmatória. Os resultados evidenciam que a versão reduzida de 10 itens foi a que melhor se ajustou ao modelo teórico. Ilustram, ainda, que a escala reduzida oferece validade fatorial e consistência interna adequada para avaliar a adição ao trabalho em profissionais brasileiros, confirmando estudos realizados anteriormente com amostras holandesas, espanholas e japonesas. Sugere-se, portanto, a construção de uma agenda de estudos atinente a esse fenômeno psicossocial, incluindo contextos laborais diversificados e introduzindo novos delineamentos para ampliação de seu conhecimento.

Palabras clave : adição ao trabalho; validade de testes; análise fatorial confirmatória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License