SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Emotions of mothers of premature babies: the perspective of health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

HENRIQUES-CALADO, Joana  and  DUARTE-SILVA, Maria Eugénia. A esquizofrenia e a demência no Teste de Apercepção Temática: uma análise da angústia e da relação de objeto. Contextos Clínic [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 67-79. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2011.42.01.

Este estudo recupera empiricamente, por meio das lentes da psicologia psicanalítica, a discussão clássica entre a esquizofrenia e a antiga definição dementia praecox. O objeto de exploração é o da análise da possível associação entre uma estrutura de personalidade específica e os diagnósticos de esquizofrenia e demência, em termos da caracterização da angústia e da relação objetal. Amostra do estudo constituída por 58 participantes do sexo feminino, tendo 30 o diagnóstico de esquizofrenia (M = 68.83 anos de idade, DP = 8.13) e 28, o diagnóstico de demência (M = 83.36 anos de idade, DP = 7.51). Os instrumentos de avaliação psicológica utilizados são a prova projetiva TAT (Murray, 1973; Shentoub, 1999) e o Manual for the Measurement of Symbiosis in Human Relationship (Summers, 1978). A angústia de fragmentação e a relação de objeto fusional apresentam-se relacionadas com a esquizofrenia e, por seu turno, a angústia de abandono e a relação de objeto anaclítica, com a demência. Estruturas psíquicas de personalidade específicas parecem estar associadas com os diferentes diagnósticos. Num continuum, a estrutura psicótica surge associada à esquizofrenia, e a estrutura borderline, à demência. Discutem-se aspectos suscitados pelo estudo e propõem-se sugestões para futuras investigações.

Keywords : demência; esquizofrenia; psicologia psicanalítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License