SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A esquizofrenia e a demência no Teste de Apercepção Temática: uma análise da angústia e da relação de objetoConflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CUNHA, Elza Francisca Corrêa; CARVALHO, Margarida Maria Silveira Britto de; MENDONCA, Ana Carolina Melo  e  BARROS, Maria Mércia dos Santos. Emoções de mães de bebês prematuros: a perspectiva de profissionais da saúde. Contextos Clínic [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 80-87. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2011.42.02.

Este artigo analisou aspectos emocionais de mães de prematuros e as interações mãe-bebê a partir das falas de profissionais da saúde de uma maternidade pública. Cinco integrantes do Programa Canguru, foram submetidos a um roteiro de entrevista, durante a hospitalização dos bebês. Das falas, três categorias foram analisadas: Emoções maternas diante do nascimento do filho, na qual os participantes perceberam o nascimento prematuro como estressante e ansiogênico para as mães, gerando susto, medo, ansiedade e desesperança face à fragilidade e à instabilidade do bebê. Na segunda, Aspectos emocionais maternos durante a hospitalização do bebê, emergiram sentimentos como ansiedade, medo, insegurança e superação de dificuldades. Para os entrevistados, nesse período, as mães vivenciam um processo emocional que oscila da ansiedade e da insegurança a um estado de esperança e segurança. Por fim, na categoria Interações entre a díade mãe-bebê no método canguru, todos os participantes afirmaram que esse método facilita tais interações.

Palavras-chave : equipe de saúde; mães de prematuros; método canguru.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License