SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Emoções de mães de bebês prematuros: a perspectiva de profissionais da saúdeAvaliação de um programa de mediação de conflitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima  e  WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Contextos Clínic [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 88-98. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2011.42.03.

Este estudo analisa o processo de transição entre os domínios do trabalho e da família à luz da teoria dos conflitos de papéis sociais. Essa discussão apoia-se na premência de uma melhor compreensão da interface trabalho-família, sustentada por estudos nacionais e internacionais que debatem as transformações da contemporaneidade e suas repercussões nesses domínios da vida humana. Os estudos consultados demonstram que os domínios do trabalho e da família formam uma interface que sofre influências de crenças e valores dependentes da sociedade e contextuais à cultura do indivíduo. Revelam ainda que a interface trabalho-família apresenta repercussões importantes à saúde e ao bem-estar das pessoas. Ademais, essa interface é composta por uma complexidade devido aos múltiplos fatores relacionados, sendo central a vida das pessoas, o que sinaliza para a necessidade de melhor apreensão de suas exigências tanto no âmbito da pesquisa acadêmica como também no das políticas públicas e organizacionais.

Palavras-chave : conflito trabalho-família; papéis sociais; mudanças sociais; exaustão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License