SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalhoEstudo sobre a Lei Nacional de Adoção: institucionalização, acolhimento familiar e cadastros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

OLIVEIRA, Luiz Ronaldo Freitas de  e  RAMIRES, Vera Regina. Avaliação de um programa de mediação de conflitos. Contextos Clínic [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 99-112. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2011.42.04.

O objetivo do presente estudo foi avaliar o Programa de Mediação de Conflitos de uma faculdade do interior do RS, analisando seu processo e identificando características e formas de intervenções utilizadas que favoreçam ou não o estabelecimento de acordos. Foi realizado um estudo qualitativo-exploratório, que adotou como estratégia o Estudo de Casos Múltiplos (Yin, 2005). Os participantes foram pessoas encaminhadas pelo Foro de Passo Fundo (RS) para atendimento no referido Programa, visando à solução de alguma forma de litígio familiar relacionado à disputa por guarda e/ou regulamentação de visitas de filhos. Foram realizados quatro estudos de caso, compostos cada um pelo genitor que buscou o Programa, o outro genitor e o(a)s filho(a)s envolvido(a)s, e que aceitaram participar do estudo. Os dados foram coletados em dois tempos. Na primeira etapa, os casos selecionados foram atendidos pelo Programa de Mediação de Conflitos da IMED-Passo Fundo. Esse atendimento foi realizado por outra equipe que não aquela que o pesquisador integra. As entrevistas foram gravadas, sob autorização, e posteriormente transcritas. Na segunda etapa, quatro meses depois de encerrado o processo de mediação, e tendo o mesmo sido bem sucedido em termos da obtenção de acordo entre as partes, elas foram novamente entrevistadas com o objetivo de avaliar se o acordo se manteve. Os dados foram analisados de acordo com o método de proposições teóricas de Yin (2005). Os principais resultados apontaram para um desfecho positivo do processo de mediação em termos de acordo entre as partes, restabelecimento do diálogo e da comunicação e que as intervenções focadas no presente e no futuro, e na superação do conflito e não na sua exploração, foram as mais benéficas.

Palavras-chave : mediação; conflitos familiares; Programa de Mediação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License