SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Estudo sobre a Lei Nacional de Adoção: institucionalização, acolhimento familiar e cadastrosPerfil de pacientes atendidos através da terapia cognitivo-comportamental em uma clínica-escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

COMECANHA, Rita  e  MAIA, Angela. Determinantes da utilização de serviços de saúde em ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa: estresse pós-traumático, neuroticismo e apoio social. Contextos Clínic [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 123-131. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2011.42.06.

A exposição a situações traumáticas, especialmente quando dá origem a sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), está relacionada ao aumento de queixas físicas e à maior procura dos serviços de saúde. Este estudo explora variáveis associadas à procura dos serviços de saúde em 25 ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa, comparativamente a 25 não combatentes, nomeadamente exposição a trauma, sintomas de TEPT, doenças relatadas, neuroticismo e apoio social. Os resultados revelam elevada prevalência de sintomas de estresse pós-traumático nos ex-combatentes e diferenças significativas entre os dois grupos quanto ao número de doenças e à procura dos serviços de saúde, superior nos ex-combatentes. Neste grupo, o neuroticismo encontra-se associado à maior procura de serviços de saúde, enquanto menor apoio social correlacionase com a procura da consulta de especialidade. Estes resultados sugerem que os profissionais deverão estar atentos aos sujeitos com sintomas de TEPT, procurando adaptar os cuidados médicos às suas especificidades.

Palavras-chave : ex-combatentes; serviços de saúde; Trantorno de Estresse Pós-Traumático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License