SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Determinantes da utilização de serviços de saúde em ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa: estresse pós-traumático, neuroticismo e apoio social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

BORTOLINI, Marcela; PUREZA, Juliana da Rosa; ANDRETTA, Ilana  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Perfil de pacientes atendidos através da terapia cognitivo-comportamental em uma clínica-escola. Contextos Clínic [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 132-138. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2011.42.07.

Centenas de milhões de pessoas em todo o mundo sofrem devido ao aparecimento de transtornos mentais. Investigar as características sociodemográficas e clínicas dos pacientes atendidos nos serviços de psicologia é reportado pela literatura como uma medida que possibilita o reconhecimento de demandas e, a partir disso, ocorre um melhor atendimento nesses locais. Entretanto, são poucos os estudos que descrevem essas características de pacientes na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). O presente estudo teve como objetivo descrever a prevalência de transtornos psicológicos e as características sociodemográficas e clínicas dos pacientes atendidos na TCC. Foram analisados os dados de 92 prontuários de pacientes atendidos em uma clínica-escola da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O perfil encontrado incluiu mulheres, estudantes, solteiras, com Ensino Médio completo e apresentando transtorno de humor. Esse perfil foi similar ao reportado pela literatura em estudos com esse tipo de serviço. Identificar esse perfil é fundamental para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas específicas para essa modalidade de terapia.

Palavras-chave : perfil de saúde; terapia cognitiva; psicopatologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License