SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1The challenge of making a psychiatric diagnosis in childrenMental health diagnosis: for a non-objectivist conception of representations of madness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

COTTA, Mariana Fonseca et al. O teste de aprendizagem auditivo-verbal de rey (RAVLT) no diagnóstico diferencial do envelhecimento cognitivo normal e patológico. Contextos Clínic [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 10-25. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2012.51.02.

O objetivo deste texto é revisar a literatura sobre o uso do Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey (RAVLT) com relação ao seu potencial para contribuição ao diagnóstico diferencial entre o envelhecimento normal e doença de Alzheimer. Para tanto, foram pesquisados artigos publicados nos últimos dez anos, indexados nas bases de dados da PubMed e Lilacs, que tiveram como objetivo avaliar a utilização do RAVLT no diagnóstico das demências, sobretudo da doença de Alzheimer. Trinta e sete artigos foram selecionados de acordo com a metodologia delineada. Dezessete estudos avaliaram o papel do teste RAVLT na avaliação neuropsicológica das demências sua eficácia na diferenciação de DA e no desenvolvimento normal e vinte estudos investigaram o desempenho de idosos normais no RAVLT ou o papel das variáveis idades, escolaridade e gênero no desempenho no teste. Conclui-se que o RAVLT é um instrumento eficaz para auxiliar o diagnóstico diferencial entre envelhecimento normal e patológico. Torna-se necessário, no entanto, mais estudos de normatização do mesmo para avaliação das diferentes síndromes demenciais.

Keywords : RAVLT; envelhecimento normal e patológico; doença de Alzheimer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )